quarta-feira, 16 de julho de 2008

O projeto do livro

O carnaval é uma manifestação cultural conhecida e praticada em todo o mundo e no Brasil ganhou diversas versões: trio elétrico, bailes, blocos de rua, escolas de samba e outros. No entanto, a falta de registro histórico sobre esta festa popular tem feito com que muitos acontecimentos sejam esquecidos, assim como seus personagens e tradições.

A necessidade de amenizar a falta de referências bibliográficas do carnaval capixaba fez com que eu me debruçasse sob o tema a fim de construir uma grande-reportagem sobre as escolas de samba que compõem os desfiles de carnaval realizados na cidade de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo.

O resultado de todo este trabalho é apresentado agora no formato de livro-reportagem, que se caracteriza como um veículo de comunicação no qual é possível reunir uma quantidade de informações muito superior àquelas encontradas no jornalismo cotidiano, requerendo assim, um maior aprofundamento e contextualização do que será abordado.

Para tanto, utilizei diversas técnicas de jornalismo. Entrevistas com sambistas e especialistas, pesquisas bibliográficas, consultas a museus e arquivos públicos serviram de material de apoio para os capítulos que foram desenvolvidos.

No livro mostro como é realizado o carnaval em terras capixabas desde a chegada dos portugueses até o carnaval de 2008, dando foco principal a criação de um perfil-histórico das escolas de samba e a análise das diversas fases dos desfiles capixabas.
obs.: Foto do desfile da Mocidade Unida da Glória em 1987, na inauguração do Sambão do Povo (Nestor Müller/Jornal A Gazeta)

Nenhum comentário: