domingo, 27 de julho de 2008

Lançamento dos enredos - Parte 2







Não fui pra festa de lançamento dos enredos para cobrir “fotograficamente”, mas, fiz algumas fotos e disponibilizo agora pra vocês. Clique aqui para ver o álbum completo! Achei maravilhosa a idéia de se fazer uma festa como esta aqui em nosso Estado, pois valoriza os autores dos enredos e até mesmo o próprio enredo que a escola vai levar para a avenida. Muitos componentes, mesmo trabalhando no barracão ou sabendo de cor e salteado o samba, nunca leram o enredo. E isso é uma falha grave das escolas, que deixam o texto do enredo disponível apenas para os compositores e jurados. Quando um componente sabe o enredo que levará para a avenida ele desfila com mais garra, mais amor, defendendo não só a sua escola, mas também a idéia de seu desfile!

Mas, fiquei triste pela maneira como algumas escolas apresentaram seus enredos. É inimaginável que o público faria silêncio para ouvir páginas e mais páginas de texto sendo lidas, sabendo que há uma bateria pronta para tocar ao fundo. Os próprios ritimistas não estavam prestando atenção ao que era lido. Talvez, o único momento em que o público realmente parou para prestar atenção no que era falado, foi quando a guerreira negra da MUG apareceu contando a história de São Mateus! A escola da Glória se preparou para a festa, criou figurinos especiais para a ocasião e montou um texto diferenciado.

Agora imagine se a apresentação da Boa Vista fosse precedida de um caboclo sertanejo vestido a caráter contando a história das festas de São João? Se ao invés da história das festas juninas, um casal dançasse quadrilha pelo menos por 3 minutos. O público se interessaria muito mais em acompanhar a história. Confesso que esperei por Frei Palácios contando a história do Convento na Jucutuquara, por um turista místico na Andaraí, por um vendedor na Piedade, por um jogador de futebol fazendo embaixadinhas na Rosas de Ouro... e depois, a bateria!

Mas, esta foi só a primeira de muitas festas de lançamento de enredos que teremos nos próximos anos. Como os enredos ficaram em segundo plano. Parabenizo as agremiações pela apresentação de bateria, velha-guarda, mestre-sala e porta-bandeira, passistas e baianas!




Nenhum comentário: