sábado, 12 de dezembro de 2009

Adeus, Espírito Santo!

Pela primeira vez desde que comecei este blog resolvi falar de um livro que estou lendo. Até pensei, por que nunca falei disso antes!? Mas, não encontrei uma resposta. Só neste ano eu já devo ter lido uns 10 livros, no entanto, um deles - o que estou lendo agora - me chamou atenção por algo em especial: ADEUS, CHINA (de Li Cuxin).

Leia um trecho do livro

Esta é a história de superação de um menino que nasce numa família pobre, porém, humilde, numa parte muito esquecida da China e que para escapar da pobreza extrema se empenha ao máximo para passar na rigorosa seleção de bailarinos de Mao. O que faz esta história ser marcante para mim não é o fato de ser verídico, nem o fato de ser a história de um vencedor. E sim, a coragem, a determinação do protagonista de não aceitar o que lhe era imposto e buscar os seus sonhos, alcançar objetivos que para muitos não passava de ilusão.

Se ele quebrou a cara alguma vez, pelo menos, arriscou. Se ele se machucou, pelo menos se esforçou. Se ele conseguiu é porque ele tentou. E sem tentar, sem arriscar e sem se esforçar não vamos conseguir nada.

Conheci este livro quando ainda era produtor de Fernanda Queiroz, na Rádio CBN há dois anos. Sempre tive a vontade de ler, mas tava sem dinheiro. Então fui até a livraria e peguei a "degustação", estes trechos de livro que as editoras doam para tentar despertar o interesse nos leitores. O interesse veio logo nas primeiras palavras. Não consegui desgrudar da história de Li e sua família. Juntei as moedas e fui à Bienal Capixaba do Livro, onde consegui um baita desconto e estou aqui, todas as madrugadas a ler o sensacional relato de vida.

Ah... quer saber o porquê do título ter Espírito Santo, se na verdade o livro fala da China? Aguarde e surpreenda-se, rs.

Nenhum comentário: