quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Hoje é dia do livro

Mais do que comemorar o livro (o objetivo) é preciso festejar os projetos de incentivo a leitura. E não precisam ser projetos de governo, de ongs ou livrarias. O simples fato de presentear alguém com um poema, recomendar ou de doar um livro a um amigo já é um grande incentivo.

Visitei algumas feiras de livros e fiquei muito triste. Há uma enormidade de novos títulos, materiais e formatos voltados para as crianças. No entanto, os adolescentes são esquecidos pelas grandes editoras. E a maioria dos livros para "adultos" são traduções de grandes clássicos americanos. Assim, mesmo que a criança goste de ler, quando chegar à adolescência vai perdendo a vontade. Uma pena! Por favor, invistam em novos autores, mantenham a formação de novos leitores em todas as faixas etárias!

Ah... já que desafabei, aproveito para dizer também que não concordo quando se diz "hábito de ler". Hábito é uma uma disposição adquirida pela repetição, feita sem se perceber ou sem se perceber o porquê de fazer, como se alimentar, escovar os dentes, usar chinelo. Literatura é muito mais que um hábito, é um prazer, é preciso estar entregue, aberto a novos mundos!

Pra finalizar, deixo um link para uma reflexão sobre a importância da leitura que fiz aqui no blog.

Nenhum comentário: