quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A.C.SE.G.R.E.S. Novo Império... a nobreza do samba

Os sambistas da Vila Rubim e da Grande Santo Antônio sempre brincaram de carnaval nos blocos de sujos e bailes realizados no Clube Náutico Brasil. Mas, assim que foi introduzido o samba através da Unidos da Piedade em 1955, os moradores quiseram incrementar sua folia com o novo ritmo. Não demorou muito para que uma escola de samba fosse criada na região. Os principais líderes dos blocos, bailes e festas da região se uniram e em 20 de dezembro de 1956 fundaram a escola de samba Império da Vila, com as cores azul, branco e rosa, as cores da bandeira do Estado do Espírito Santo. A união deu certo, mas, a falta de títulos desanimou os foliões que enrolaram a bandeira, voltando anos mais tarde com o nome de Novo Império.

"Vê se deixa o pau em pé
Que muito mais nascerá.
Fui à bica beber água, ela secou
Nas cidades eu sou caça, sou caçador"

Em 1987 um novo palco de desfile é inaugurado, o Sambão do Povo, situado num bairro vizinho à sede da Novo Império e trouxe muita sorte para a escola. Nos três primeiros anos de desfile no sambódromo a escola foi tricampeã com os enredos “Sou eu, sou eu” (1987), “Magia da noite” (1988) e “Acorda Brasil” (1989), este último, seu último título no carnaval.




Samba: Fernando Monteiro / Intérpretes: Jack Cintra e Paulão
Fotos: Nestor Muller/Jornal A Gazeta

6 comentários:

Unknown disse...

Sempre tenho lido todas as postagem sua , mais , nunca fiz comentarios.
Estas fotos me deixaram emocionadas sou imperiana doente e toda sua história me interessa.
Um beijão que você continue a escrever a história do samba
.

Anônimo disse...

"Uma luz que brilha, vem brilhar.É a Família Imperiana que acaba de chegar"

OOOOO saudade!!!

Muito obrigado Lucas pela homenagem!!!!

Anônimo disse...

Lucas
Só vc mesmo para lembrar das escolas de Sambado ES.
Quem participou de Histórias que virou Enredo que foi transformado em Fantasias Alegorias Destaques enfim...
Que vc nunca desista de superar-se!!! PARABÉNS E OBRIGADO!

Anônimo disse...

Lucas
Só vc mesmo para lembrar das escolas de Sambado ES.
Quem participou de Histórias que virou Enredo que foi transformado em Fantasias Alegorias Destaques enfim...
Que vc nunca desista de superar-se!!! PARABÉNS E OBRIGADO!

Unknown disse...

Amei esta homenagem ao Novo Império....este samba me ninava!!!!
Meu pai cantava muito!!!!foi o primeiro samba que aprendi sabia Lucas!!!!!
Parabens lindo!!!!!
beijosssss
PS:ve se disponibiliza para baixar a musica!!!!
Beijinhos mil!!!!

Anônimo disse...

Realmente blog informativo aqui meu amigo. Eu só queria comentar e dizer que manter a qualidade do trabalho. Eu tenho bookmarked seu blog só agora e eu vou voltar para ler mais no futuro, meu amigo! Ainda bem escolhidas cores sobre o tema que vai bem com o blog na minha modesta opinião:)